Vejam o objetivo do portal:
. Promover uma educação voltada ao desenvolvimento humano.
. Utilizar de forma criativa e inovadora as tecnologias digitais como via de desenvolvimento de potenciais.
. Preparar as novas gerações para aprenderem a viver, conviver, a conhecer e a produzir na sociedade de informação.
"O Instituto
Ayrton Senna defende que é preciso educar para gerar mais
desenvolvimento humano. E as oportunidades educativas devem ser
oferecidas em larga escala para transformar pessoas em cidadãos e
profissionais bem-sucedidos no globalizado mundo do século 21.
O
Instituto acredita que as tecnologias de informação e comunicação,
quando usadas de forma inovadora, podem gerar uma educação de qualidade,
contribuindo significativamente para transformar potenciais em
competências e habilidades para a vida."
Segue abaixo uma entrevista realizada com a Pedagoga Renata Bancovsky a respeito da tecnologia na educação. Confiram!
Pedagoga, especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação – PUCSP e mestre em Educação: Currículo – PUCSP
1. Na sua opinião, que impactos a escola vem sofrendo com a expansão das novas tecnologias? Renata Bancovsky -
Acredito que o maior impacto seja o uso das tecnologias cada vez mais
rotineiro em nosso dia a dia e a escola, ainda, fazer uso destes
recursos de forma fragmentada, com hora e dia marcado para utilizar o
laboratório de informática. Algumas escolas não tem equipamentos
disponíveis e adequados para serem utilizados, dificultando, desta
forma, o uso das tecnologias. Formação de professores ainda é um aspecto
a ser aprimorado nas escolas. Os professores deveriam receber uma
formação adequada para utilizar as tecnologias com seus alunos, de forma
a leva-los a novas descobertas, aprimorando seus conhecimentos e
mediando o processo de aprendizagem.
2. Os jovens estão cada vez mais conectados. Os professores estão preparados para lidar com esse público? Renata Bancovsky - Estão no caminho para esta nova era. Os jovens utilizam as tecnologias com frequência porque as mesmas fazem parte de rotina, seja para se relacionar com familiares e amigos, para estudar, ouvir músicas e assistir filmes, vídeos etc. Alguns professores ainda planejam suas aulas e tentam encaixar as tecnologias em algum momento da aula, outros, no decorrer de suas aulas, incrementam o momento utilizando os recursos tecnológicos, incorporando o uso de acordo com as necessidades. Então, penso que ainda temos professores que fazem uso das mais diversas formas e outros que ainda nem fazem uso ou não se interessam, por isso, estamos a caminho desta nova era, da sociedade digital.
3. Como se preparar para trabalhar com as novas tecnologias em salas
de aula?
de aula?
Renata Bancovsky -
Fazendo uso das tecnologias. A partir do momento que utilizamos os
recursos tecnológicos em nosso dia a dia, para facilitar os nossos
afazeres, aprimorar nossos estudos e nossos trabalhos, estaremos prontos
para fazer uso em qualquer lugar e área de atuação, seja pessoalmente
ou profissionalmente. Com as tecnologias incorporadas em nossa rotina,
nos sentimos aptos e capazes de utilizá-las em sala, com os alunos.
4. Qual será o papel do educador do futuro?
Renata Bancovsky - O
educador capaz de mediar o processo de aprendizagem, levando os alunos à
novas descobertas, vislumbrando novos horizontes. Um educador que
esteja em sintonia com os alunos, que “fale a mesma língua”, que tragam
os alunos para fazer juntos, aprender e ensinar simultaneamente.
5. Que competências o professor precisa ter para desempenhar esse papel?
Renata Bancovsky -
Estar preparado e ser comprometido com o seu trabalho, responsável em
suas atitudes estar aberto as mudanças, quando necessário. Ser inovador e
fazer uso das tecnologias em sua rotina escolar. Estar próximo aos
alunos, ser colaborativo e participativo no processo educativo,
respeitando a individualidade dentro do coletivo.
6. A expansão das tecnologias móveis pode colaborar com a criação de novos processos pedagógicos? Renata Bancovsky
- Sim. Desde que haja combinados entre professores e alunos para tal
uso, pode agregar e favorecer a rotina escolar, pois é uma tecnologia,
muitas vezes, de fácil acesso e ao alcance de praticamente todos os
envolvidos. Acredito que, o professor estando apto para tal uso, tendo
os alunos como seus aliados no processo educativo, os processos
pedagógicos serão cada vez mais aprimorados com o uso das tecnologias
móveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário