domingo, 19 de outubro de 2014

Mediação Pedagógica e Uso da tecnologia

          Grupo:
Adriana Paulino de Sousa
Maria Rosângela dos Santos
Erivane de Alencar Moreno
Daniela Tatiane dos Santos
Paula de Oliveira dos Santos                            


 Resumo do texto

A tecnologia apresenta -se como meio para colaborar no processo de aprendizagem.
Não é a tecnologia que vai resolver o problema educacional do Brasil. Poderá colaborar, se for usada adequadamente.

Tecnologia e Mediação pedagógica

Por mediação pedagógica, entendemos a atitude e o comportamento do professor que se coloca como um facilitador,incentivando ou motivando a aprendizagem.

Mediação pedagógica e as novas tecnologias

Mediação pedagógica e as novas técnicas em educação, entende-se o uso da informática, hipermídia,da multimídia, educação a distância, chats, listas de discussão, correio eletrônico e de outros recursos e linguagens digitais que podem colaborar para tornar a aprendizagem mais eficaz, cooperam para o desenvolvimento da educação em sua forma presencial ( fisicamente), pois dinamizam as aulas.

Tecnologia, avaliação e mediação pedagógica

A avaliação tem que ser um processo motivador da aprendizagem considerar a avaliação como processo as da aprendizagem que motive e incentive e não como o conjunto de provas e/ ou trabalhos realizados em datas previamente estipulados.
É importante que veja a avaliação como um processo de feedback que traga ao aprendiz informações oportunas no momento que ele precisa para desenvolver sua aprendizagem.

O professor como mediador pedagógico

O professor que se propõe a ser um mediador pedagógico desenvolverá algumas características ;
Estar voltado para a aprendizagem do aluno.
Professor e aluno constituem-se como célula básica da aprendizagem.
Co- responsabilidade e parcerias são atitudes básicas.
Respeitar todos os participantes.
Criatividade para buscar com o aluno as soluções para situações novas.
Disponibilidade para diálogo,que deve ser frequentemente e contínuo.
Subjetividade e individualidade. Observar que tanto o professor e o aluno podem estar passando por momentos e indisposição e ás vezes podem estar usando uma linguagem mais dura, outa vez mais carinhosa. Comunicação e expressão em função da aprendizagem.
Na prática esse processo de mediação pela expressão e comunicação deverá ser;
Excepcionalmente para transmitir informação, dialogar, debater , motivar, propor desafios e reflexões.
Para relacionar a aprendizagem com a criatividade.
Para incentivar o conhecimento junto com o aprendiz.
Para ajudar o aprendiz a comandar a máquina.

Consideração finais:

A intenção de refletir sobre a tecnologia e a mediação pedagógica é chamar a atenção para a presença e influência que a tecnologia tem na sociedade e na educação escolar e informal, tanto na presencial como á distância.
Neste texto: foram discutidas técnicas, seu uso e objetivos, e percebe-se que estas, apenas poderão colaborar como mediadores, para o desenvolvimento e crescimento das pessoas.
O aprendiz tem que ser o centro do processo na educação, nota-se um encadeamento de idéias ao abordar um assunto, cujo objetivo é propiciar melhores condições de aprendizagem, e automaticamente maior gratidão para os que se dedicam ao trabalho.

                                                                   Questões:

  1) No uso da tecnologia na mediação pedagógica quais objetivos que poderão colaborar para o desenvolvimento e crescimento das pessoas?


2) Como professor pode unir as técnicas convencionais com as novas tecnologias de modo a favorecer a aprendizagem?

a) Novas tecnologias são aquelas que estão vinculadas ao uso do computador,a informática e a educação a distância.
b) As técnicas convencionais, em geral são usadas para iniciar um curso.
c) Essas técnicas ajudam a expressar expectativas ou problemas que afetam o clima entre eles ou desempenho de cada um.
d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Nenhuma das anteriores.


3) O que é mediação pedagógica?

a) É o uso de técnicas para ensinar algo.
b) É o aluno em contato com as matérias e o ensino.
c) É a atitude e o comportamento do professor que se coloca como facilitador,incentivando a aprendizagem.
d) Nenhuma das anteriores.

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