Crianças com Deficiência e o desenvolvimento mental e psicológico por meio da computação
Objetivos:
- Desenvolver as crianças nos últimos aspectos de sua personalidade total, de suas potencialidades e de acordo com seus interesses e suas dificuldades visomotoras, dando-lhes a oportunidade de construir o seu próprio conhecimento.
- Criar condições favoráveis ao seu desenvolvimento com atitudes e habilidades necessárias a aprendizagem da leitura e escrita, inserindo-os no mundo do trabalho.
- Desenvolver psicomotrocidade, respeitar e valorizar os seres humanos e a natureza.
- Desenvolver a auto-estima.
Desenvolvimento da aula:
- Alfabetização por meio de jogos, ordenando as letras para construção de palavras.
- Jogos de associação do alfabeto, trabalho em dupla proximal com deficiências diferentes.
Duração: 50 minutos
Avaliação:
Espera-se que os alunos reflitam sobre o sistema da escrita
alfabética, buscando fazer a correspondência entre segmentos da fala e da
escrita e que conheçam as
letras do alfabeto e sua ordem, estimulando o raciocinio para vencer as
dificuldades.
Falando nisso...
Pensando um pouco sobre a dificuldade de assimilação das crianças em entender que quase tudo que falamos pode ser escrito e vice e versa. Há atividade lúdica tornou-se indispensável, para que a grande descoberta da leitura aconteça.
Acompanhamos uma atividade maravilhosa cujo objetivo era construir esta ponte entre a linguagem falada e a linguagem escrita. Foram utilizados durante a aula dois jogos, um de tabuleiro,onde as crianças escrevem as palavras com letras móveis e coloridas, o outro era um conhecido jogo de rima.Onde se pode trabalhar diversos níveis de aprendizado e concentração.
Acompanharemos a seguir um pouquinho do que foi essa maravilhosa aula onde se aprende brincando.
MENINAS,
ResponderExcluirSENSACIONAL ESSE BLOG... SEM PALAVRAS!!!!
ELE ESTÁ GOSTOSO DE NAVEGAR COM INFORMAÇÕES INTERESSANTES E ÚTEIS.
PARABÉNS!!!!!!!!
BEIJOS
NOTA: 10,0