domingo, 12 de outubro de 2014

Resumo do Texto de Marilda Aparecida Behrens

Grupo:  Daniela Tatiana dos Santos
            Erivane de alencar Moreno
            Paula Oliveira dos Santos

Resumo do Texto
PROJETOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUM PARADIGMA EMERGENTE

Incentivar o aluno a pesquisar é um trabalho a ser feito em conjunto - professor/aluno, e isto faz com que ambos aumentem o conhecimento, pois sabemos que ensinar é também um processo de aprendizagem.
No entanto, para que esse aprendizado aconteça, o professor deve agir como orientador neste processo, indicando o caminho a ser percorrido pelos alunos, e estes, como consequência, acabam por tornarem-se mais criativos e críticos.
A era digital é um facilitador para que as pesquisas possam ser ampliadas, no entanto, não ela não substitui o conhecimento que também podemos adquirir na foram oral e escrita.
Seja qual for o direcionamento que o professor der às pesquisas, este precisa motivar e desafiar o aluno para que o seu conhecimento possa ser significativo, e é nesta relação e nesta troca que acontece o processo de aprendizagem colaborativa.
Nesta troca de informações aprendemos a conhecer, a fazer, a viver juntos e, finalmente, a ser. Mas o que seria isto? Aprender a conhecer, nada mais é do que aprender a ter curiosidade, a investigar a querer aprender sempre mais e buscar o porquê das coisas. Aprender a fazer é aprender a executar o conhecimento que adquirimos, logo, aprendemos a fazer isto em conjunto, respeitando opiniões e não nos colocando como donos da razão e ao final do processo aprendemos a ser, ou seja, associarmos o nosso conhecimento à responsabilidade social, transformando a nossa vida, as pessoas e a sociedade como um todo em algo melhor.
Entretanto, o professor tem o desafio de como ensinar todas essas informações aos alunos, como fazê-los entender todo esse processo de aprendizagem e por fim, quais instrumentos utilizar para que estes possam atingir o conhecimento?
Retornamos então ao título do texto, onde mais uma vez a colaboração aluno/professor junto às pesquisas, são capazes de proporcionar um aprendizado colaborativo. O ensino com pesquisa faz com que o professor perceba o aluno como um parceiro e o aluno, possa encontrar o professor como um orientador do caminho a ser percorrido em busca do conhecimento.
 
A tecnologia da informação, pode ajudar a tornar mais acessíveis as políticas educacionais dos países, os projetos pedagógicos em todos os níveis, projetos de aprendizagem, metodologia de ensino.

Tecnologia da informação tem como avanço:

1-Encorajar contato entre estudantes e universidades.
2- Encorajar cooperação entre estudantes.
3- Encorajar aprendizagem colaborativa.
4- Dar retorno e respostas imediatas.
5- Enfatizar tempo para as tarefas.
6- Comunicar altas expectativas.
7- Respeitar talentos e modos de aprender diferente.

Os projetos de aprendizagem colaborativos levam em consideração as aptidões e competências que o professor pretende desenvolver com seus alunos,O professor deve apropriar-se de referências utilizadas  na sala de aula e fora dela. A aprendizagem baseada em projetos necessita de um ensino que provoque ações colaborativas num paradigma emergente instrumentalizado pela tecnologia inovadora. O professor deve se reunir com os alunos e discutir cada fase do projeto, valorizando sempre a colaboração do aluno. Refletir sobre o tema e direcionar o aluno a buscar por referencias que venham contribuir com a construção de algumas soluções, dessa maneira a projeto de aprendizagem possibilita a produção de conhecimento significativo, focando o aluno como um sujeito critico e reflexivo.
A discussão aborda a análise do uso da tecnologia como mediação pedagógica pressupõem alguns fatos que envolve a questão do emprego da tecnologia no processo de aprendizagem.
     O professor poderia alternar os seus métodos escolares usando o método tradicional e a tecnologia, para transmitir conhecimento, mas as escolas não aceitam porque elas pensam que a tecnologia é mais  prejudicial para o aluno, como o uso do wi-fi para outras coisas como: Facebook, Youtube, Twitter e etc. Mas existe o lado bom que é usar a tecnologia para aprofundar mais no assunto que os professores desejam. A tecnologia pode ser usada para produzir conhecimento.
     O professor usa a mediação pedagógica se colocando como facilitador, incentivador e motivador para o aluno aprender o que ele está ensinando.
 


Questões

1- É correto afirmar que: a tecnologia como ferramenta para aprendizagem colaborativa é?
a) Encorajar aprendizagem colaborativa.
b) Ferramenta auxiliar no processo de “aprender a aprender”.
c) Respeitar talentos e modos de aprender diferente.

2- Aluno e professor podem aprender juntos quando:

a) o professor ensina todo o seu saber ao aluno
b) os pais ajudam no processo de aprendizagem
c) o professor orienta e auxilia no processo de aprendizagem

3- Para você, qual é a forma correta de incentivar o uso de tecnologia em sala de aula?

a)  Orientar os alunos a usarem os sites de pesquisa e nas horas vagas a usarem redes sociais para diversão.
b)  Usar a tecnologia para tirar dúvidas referente a todos os assuntos propostos em sala de aula.
c)  Fazer pesquisas em sites confiáveis para elaboração de alguns trabalhos 
d) Usar ferramentas da internet em grupo para pesquisar todos os temas passados pelo professor
 




2 comentários:

  1. Meninas, parabéns!!!!

    Muito bom o resumo e as questões.

    Bj grande

    ResponderExcluir
  2. 1. Sim. segundo o texto "PROJETOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUM PARADIGMA EMERGENTE" as três afirmações estão corretas.

    2. c) o professor orienta e auxilia no processo de aprendizagem.

    3- Acreditamos não existir uma resposta unica, pois cada aluno é único e o professor vai se deparar com diversas situações diferentes, desde que o professor saiba o que esta fazendo e tenha controle de tais ferramentas todas as alternativas são validas e de excelente ajuda na aprendizagem.


    Blog leque de Inovação - Respondido por Regiane de Sousa, Carina Mitiko e Katia Anunciação.

    ResponderExcluir